sábado, 16 de outubro de 2010

O que é a filosofia - O que nos diz Descartes


Na nossa oitava aula de Filosofia debruçamos a nossa atenção na interpretação de dois textos: um excerto do Prefácio de Princípios de filosofia”, de Descartes; e O valor da filosofia” por Bertrand Russell. O objectivo é foi de reflectir um pouco mais sobre a questão fundamental desta nossa iniciação à disciplina: “ O que é a filosofia?”(...)
Depois da leitura do o texto de Descartes, esquematizámos as ideias principais, tomando como ponto de partida a “pequena, grande frase”: “ Viver sem filosofar equivale realmente a ter os olhos fechados sem nunca procurar abri-los”. (...)
 “Viver sem filosofar”, enquadra-se em viver sem se interrogar/questionar/problematizar; viver sem pensar/reflectir; viver sem procurar conhecer a realidade que nos rodeia. E tudo isso equivale a “ ter os olhos fechados sem nunca procurar abri-los”. Por sua vez esta última citação significa o mesmo que viver na ignorância sem ter sede de procurar conhecer mais, outras verdades e conhecendo a realidade apenas por aquilo que os sentidos, a experiência adquirida pelo senso-comum, permitem.
Concluímos também a partir do excerto “ Viver sem filosofar” que, pela Filosofia se faz a distinção entre a aparência e a realidade.
A Filosofia procura conhecer a realidade, tem uma dimensão Teórica; mas a Filosofia permite reflectir sobre as nossas acções /opções, conduz a nossa vida/existência, e por isso tem uma dimensão prática.
Depois da elaboração deste esquema e de o termos compreendido na sua totalidade, estávamos aptos a responder correctamente às questões que se seguiam ao texto.
Mas não ficámos por aqui; Havia ainda outro texto para interpretar: O texto “O valor da filosofia”, por Bertrand Russell.
Para este texto fizemos uma interpretação oral/dialogada, cada um dos alunos tentou chegar a uma conclusão (...)Depois de um trabalho conjunto entre professora e alunos concluímos que: A Filosofia não chega a saberes feitos, mas que abre possibilidades e horizontes. O valor da filosofia está em grande medida na sua incerteza, na capacidade de nos interrogarmos e questionarmos até o que parece óbvio.  Pois quando “filosofamos”, por assim dizer, damos conta que o óbvio pode não passar de uma aparência.
Estas duas interpretações levam-nos a pensar na importância de filosofar, de não ficarmos no conforto da ignorância, de não vermos apenas aquilo que os sentidos ou o saber do dia a dia  permitem, pois “quando filosofamos, damos conta que o óbvio… não é assim tão óbvio”.
Luís Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...