quarta-feira, 8 de junho de 2011

Problemas do Mundo Contemporâneo - Os Direitos Humanos





Os Direitos Humanos e a Globalização

Os Direitos Humanos são o conjunto de prerrogativas essenciais que as autoridades políticas e todos os cidadãos devem reconhecer para que o indivíduo se possa realizar integralmente como pessoa e como ser social.



Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão (1789),
aprovada pela Assembleia Constituinte Francesa.


1ª Geração dos Direitos Humanos: Direitos Civis e Políticos.
2ª Geração dos Direitos Humanos: Direitos Económicos, Sociais e Culturais.
3ª Geração dos Direitos Humanos: Direitos de Diferenciação e Direitos Colectivo.

7 comentários:

  1. Vivemos actualmente num mundo, injusto e desonesto onde reina “ a lei do mais forte”. Durante anos e anos o homem comum, foi encarado como um ser inferior sujeito às regras impostas por superiores. Num passado longínquo o homem não tinha quaisquer direitos, apenas deveres. Se pensarmos agora, e recuando a um futuro bem mais recente, e até no nosso Portugal, durante a época da ditadura o homem poderia ser comparado ao homem primitivo. Direitos, poucos ou nenhuns… Deveres?! Esses surgiam novos todos os dias. Vivia-se num clima de medo constante, onde era impensável questionar fosse o que fosse em relação ao regime ou a qualquer outro assunto. Pensando agora a nível mais mundial, existia há alguns anos atrás países onde se aceitava a pena de morte, países onde a tortura era utilizada para punição de crimes (bem como a pena de morte). Países onde se usavam escravos, países onde os homens eram obrigados a trabalhar horas ininterruptas, onde muitas vezes não recebiam qualquer pagamento; Países como em Portugal onde as pessoas não podiam exprimir a sua opinião e pensamentos; etc, concluindo:
    Estas e outras injúrias que se cometiam (e que hoje em dia ainda se cometem nalguns casos), eram vistas como ofensas intoleráveis à integridade física e psicologia do homem.
    Foi então, que após da II Guerra Mundial se criou um documento( este que veio a ser assinado a 10 de Dezembro de 1948), onde nele estavam estabelecidos direitos humanos, ou seja, direitos cujo homem tinha o dever de beneficiar. Perante esse documento:
    “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.”
    Artigo1º
    Este documento veio proporcionar uma vida autêntica humana, dai em diante este passou a poder usufruir tanto dos seus deveres mas também, e principalmente dos seus direitos. O homem em geral, passou a ser visto como um ser com dignidade equitativa entre todos os outros.

    ResponderEliminar
  2. Em muitas regiões da Terra ainda não são cumpridos os direitos humanos, devido a estes irem contra a tradição, a religião, etc, pondo em causa a validade universal destes mesmos direitos.
    O que acontece em muitos casos é que são denunciadas essas situações mas não há quem os queira julgar, ninguém é capaz de punir os culpados e de proteger quem não se sabe defender.
    A globalização tanto pode promover os Homens, o acabar da diferença e a uniformalização cultural, como aproximar os Homens e as culturas entre si.
    A globalização ao mesmo tempo em que facilita a difusão dos direitos humanos por todo o planeta, também os corrói em seus princípios basilares, principalmente no que tange aos direitos económicos e sociais.

    ResponderEliminar
  3. A DUDH(Declaração Universal Dos Direitos Do Homem) mudou o mundo, ajudando em vários casos: o abalo da escravatura, o direito à opinião própria e pessoal, permitiu infâncias a várias gerações de crianças, entre outros.
    Mas pessoalmente, não acredito que a DUDH no mundo contemporâneo tenha a sua devida atenção em certos aspectos.
    Muitas vezes a religião ou outros aspectos culturais interferem tal como uma espécie de barreira na realização correcta dos artigos.
    Casos(entre outros) que servem como alguns exemplos são as mortes por honra, o trabalho infantil e a proibição da expressão de opinião própria.
    Se a DUDH é universal, o mundo inteiro deveria de o respeitar e o colocar em uso, e não ignorar a sua existência só porque assim convém à localidade ou aos seus participantes.
    Este aspecto é um problema bem conhecido na actualidade mas continua com um elevado grau de gravidade na sociedade, e creio que se deverá continuar a abordá-lo e a colocar em acção as resoluções propostas para este problema.


    Helena G.

    ResponderEliminar
  4. Portugal é um país intermediamente desenvolvido, apesar de ser um membro da ONU, ainda tem as suas arestas a serem limadas. Foram relatados problemas de direitos humanos em algumas áreas. Registaram-se alguns casos em que a polícia e os guardas prisionais espancaram e cometeram abusos sobre os reclusos e em que menores presos foram alojados juntamente com adultos, detidos em prisão preventiva foram alojados juntamente com reclusos condenados e as condições nas prisões mantiveram-se precárias. Outros problemas incluem a violência contra mulheres e crianças, discriminação contra mulheres bem como tráfico para exploração laboral e sexual. Apesar de custar admitir estes problemas não são só inerentes a Portugal mas a todos os países do mundo, uns mais que outros.
    Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.
    A Declaração Universal dos Direitos Humanos, pôs-se em prática devido aos constantes abusos dos seres humanos para com outros seres humanos. Este artigo veio proporcionar a todos os seres humanos que desfrutassem enquanto seres dos seus direitos fundamentais.

    Alexandra Almeida

    ResponderEliminar
  5. Os Direitos Humanos são um conjunto de leis que devem ser declaradas como fundamentais para cada sujeito, servindo para os proteger dos problemas, do autoritarismo, da prepotência e dos abusos de poder. A longevidade dos Direitos Humanos já vem desde o final do séc. XVIII, os principais idealistas desta noção foi Thomas Hobbes e John Locke. Estes idealistas afirmaram a existência de direitos tais como a existência, a liberdade, a posse de bens, ou seja, direitos inalienáveis, dando-lhe um uno conceito de obediência: o Estado. Desde aí que, houve uma evolução nos Direitos Humanos e que começaram a fazer com que fossem passadas declarações dos direitos fundamentais comuns pertencentes a toda a humanidade.
    Actualmente já existe uma concordância nos Direitos Humanos, nos países mais civilizados embora a mudança para que tal tenha acontecido não foi pacifica, mas com o tempo esses Estados foram reconhecendo o respeito a que todos os sujeitos têm direito sem depender dos pais, raça e etc.. Mas ainda é difícil o reconhecimentos dos Direitos Humanos, para aqueles que seguem uma religião que têm regras bem explícitas, estes são seguidores do fundamentalismo, ou seja, defendem a fidelidade absoluta da interpretação dos textos religiosos.
    Maria Ana, nº 19

    ResponderEliminar
  6. Os Direitos Humanos e a globalização fornecem melhores condições de vida para todos os seres humanos, para que sejam dignos, cultos e bem informados.
    Os Direitos Humanos são um agregado de normas que devem ser consideradas fundamentais para o sujeito, pois protege-os dos problemas, do autoritarismo e dos abusos de poder.
    A globalização é basicamente a interacção dos grupos e das pessoas mesmo através das fronteiras, sem que isso envolva os Estados, isto deve-se principalmente devido às novas tecnologias e etc…
    Os indivíduos, desde sempre que, quiseram evoluir, ser dignos e ter os mesmos direitos, mas não se sabe ao certo a sua origem, diz-se que os principais idealistas deste conceito foram Thomas Hobbes e John Locke. Hobbes e Locke declaram a existência de direitos naturais inalienáveis, dando-lhes outro conceito, o Estado.
    Em certos locais do planeta ainda não se executa os direitos humanos expostos na DUDH (Declaração Universal Dos Direitos Do Homem), pois nesses locais seguem uma religião de regras bem explicitas, para estes locais dizemos que seguem o fundamentalismo, que defende a exactidão da interpretação dos textos religiosos.
    David Francisco, nº10

    ResponderEliminar
  7. Globalização significa basicamente que as pessoas se interagem directamente através das fronteiras, sem que isso envolva necessariamente os Estados. Isto acontece, principalmente, devido à nova tecnologia.
    Os Direitos Humanos são um conjunto de leis e vantagens que devem ser reconhecidas como essências pelo indivíduo para que este possa ter uma vida na qual não seja inferior ou superior aos outros porque pertencem a uma religião diferente ou por pertencerem a um determinado grupo social, entre outras. Estes direitos são muitos importantes para que os indivíduos vivam a sua vida em paz, mas para isso todos os cidadãos têm de os respeitar.
    Em vários países a questão dos direitos humanos não se revela superior, sendo esta quebrada por certas populações que vão de encontro com as diferentes etnias, sexos e culturas, pondo em risco a validade universal destes direitos.
    A globalização e os direitos humanos relacionam-se deste modo: a globalização arranja meios de comunicar mais facilmente entre o mundo, aproximando, deste modo, as culturas.

    --
    MAlmeida

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...