sábado, 19 de novembro de 2011

É o livre arbítrio compatível com o determinismo?




CAROLINA: Eu diria que há três questões principais: 1) Têm as pessoas livre arbítrio? 2) É o determinismo verdadeiro? e 3), é o livre arbítrio compatível com o determinismo?
LÁZARO: A minha resposta a essas questões é que as pessoas têm livre arbítrio, que o livre arbítrio é incompatível com o determinismo, e, logo, que o determinismo é falso.
DANIEL: O meu raciocínio é exactamente o oposto. Defendo que o determinismo é verdadeiro e, logo, que as pessoas não têm livre arbítrio.
CAROLINA: Concordo contigo, Lázaro, quando afirmas que as pessoas têm liberdade, e contigo, Daniel, quando afirmas que o determinismo é verdadeiro, mas não julgo que as duas posições sejam contraditórias.
Determinismo
LÁZARO: Talvez o melhor seja, antes de começarmos a discutir as nossas posições, definir "determinismo".
CAROLINA: Boa ideia. A minha definição de "determinismo" é: "Tudo o que acontece tem uma causa". Na terminologia da filosofia contemporânea isso é o mesmo que dizer que todo o acontecimento tem uma causa. Incluindo tudo o que fazemos, pensamos ou dizemos.
                                                                                                          Clifford Williams

Identifica o problema sobre o qual discutem/argumentam a Carolina, o Lázaro e o Daniel. Quais as suas posições acerca do mesmo?

3 comentários:

  1. A Carolina, O Lázaro e o Daniel estão a discutir acerca do problema do livre-arbítrio. Este problema questiona: É o livre arbitro compatível com o determinismo? As três personagens defendem diferentes posições.
    O Lázaro defende o libertismo, ou seja, existe livre-arbítrio e o determinismo é falso. Defende que as ações humanas não são causadas. No âmbito das nossas ações não há cadeia causal. Resultam apenas da nossa capacidade de escolha.
    Ao contrário do Lázaro o Daniel defende o determinismo radical, ou seja, tudo é determinado, incluindo as ações humanas, não havendo liberdade. Defende que todas as nossas ações são causadas e não resultam de nossa decisão.
    A Carolina pensa que existe uma concordância entre estas duas opiniões. A Carolina defende o compatibilismo, e diz que o livre-arbítrio é compatível com o determinismo. Ela diz que há determinismo, pode-se falar em liberdade porque há ações em que temos capacidade de escolher. A Carolina aceita que tudo tem uma causa, mas ainda assim há ações que realizamos sem sermos obrigados a..., ou seja, ações livres (inclui as ações humanas).
    Sara Soares 10ºA nº 24

    ResponderEliminar
  2. A Carolina, o Lázaro e o Daniel estão a discutir sobre o problema do livre-arbítrio.
    O Lázaro defende o libertismo, dizendo que o determinismo é falso. Defende que as acções humanas resultam apenas da nossa capacidade de escolha no qual a nossa decisão pode beneficiar-nos ou não.
    O Daniel defende o determinismo radical, dizendo que não há liberdade. tudo o que fazemos não resulta da nossa decisão, não nos apercebemos daquilo que fazemos.
    A catarina acha que existe compatibilidade, que ambas são verdadeiras,dizendo que em alguns casos temos capacidade de escolha no qual não somos obrigados a fazer.

    João Jorge 10ºA Nº10

    ResponderEliminar
  3. O problema discutido pela Carolina e o Lázaro é o problema do livre arbítrio, este que consiste em responder à pergunda: É o determinismo compatível com o livre arbítrio?
    O Lázaro defende o libertismo - o livre arbítrio existe, mas como não é compatível com o determinismo torna-o falso.
    Já a Catarina é da opinião que os dois são compatíveis. Denomina-se então esta opção de Compatibilidade. Esta hipótese afirma que todo o evento é determinado, que as acções humanas são eventos, logo as acções humanas são determinadas. Mas o importante aqui é que embora determinadas isso não as impede de serem livres. A clarificação do conceito do livre arbítrio é aqui muito importante, porque uma acção ser causada ou condicionada continua a ser livre desde que seja fruto de uma deliberação e vontade livre.

    Sara Vigário 10ºA

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...