quinta-feira, 20 de setembro de 2012

O que é a filosofia?



Ver Powerpoint aqui






A palavra grega filósofo (philosophos) é formada em oposição a sophos, significa o que ama o saber, em contraposição ao possuidor de conhecimentos que se designava por sábio. Este sentido da palavra manteve-se até hoje: é a demanda da verdade e não a sua posse que constitui a essência da Filosofia(...)
                                                                    Karl Yaspers, Iniciação Filosófica





A filosofia e a ciência surgem quando se abandona o mito, substituindo-o pela explicação racional. Utilizamos a expressão “explicação racional” para traduzir o termo grego “logos”. A filosofia surge, pois, quando o logos substitui o mito na função de explicar a realidade em toda a sua complexidade (…). Este acontecimento ocorreu na cultura grega, por volta do século VI a.C.

“Foi, com efeito, pela admiração que os homens, assim hoje como no começo, foram levados a filosofar, sendo primeiramente abalados pelas dificuldades mais óbvias, e progredindo em seguida pouco a pouco até resolverem alguns problemas maiores: por exemplo, as mudanças da lua, as do sol e dos astros e a génese do universo (…)”
                                                                                 Aristóteles, Metafísica

https://sites.google.com/site/filosofipsicologia/filosofia/o-que-e-a-filosofia

4 comentários:

  1. Merci, chère Helena, d'avoir conservé mon blog sur ce site. Parfois j'aimerais commenter sur ton autre blog, O LUGAR DA ESTÉTICA, mais il n'y a pas moyen ! Il est très beau et complet ce site. Bien amicalement.
    Anne

    ResponderEliminar
  2. Hi Anne! I’ve got very glad with your comment. In fact, “O Lugar da Estética” is a website made for support the aesthetic’s study, and it’s not formatted to receive comments.
    Concerning your gorgeous blog, I’d like to ask your permission to publish some pictures of your paintings, which I consider of a great profundity and beauty. Sincerely.
    Helena

    ResponderEliminar
  3. Of course Helena, of course you can. I feel honored by this request !
    Do you want that I send them to you by e-mail ?
    Yours sincerely.
    Anne

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Yes, it would be better, thank you very much!
      My e-mail is: helena.bray@gmail.com

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...