segunda-feira, 11 de março de 2013

A escolha de Sofia






Uma mulher polaca, com os seus dois filhos é presa num campo de concentração de Auschwitz. Os nazis colocam-na perante um terrível dilema: um dos filhos pode ser poupado à câmara de gaz mas tem de ser ela a escolher. Obrigada, acaba por escolher.
Salva o seu filho mais velho e sacrifica a filha mais nova e mais frágil. Decidiu assim porque pensou que sendo o filho mais forte, tinha mais probabilidades de resistir e sobreviver nas duras condições do campo de concentração.

Avalia a escolha de Sofia segundo o ponto de vista utilitarista.

3 comentários:

  1. Segundo o utilitarismo Sofia agiu de uma forma moralmente correta. A sua ação foi ponderada no sentido de produzir as melhores consequências para os envolvidos. Com a sua opção era mais provável que um filho acabasse por sobreviver...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E como avaliar esta mesma ação do ponto de vista deontológico de Kant??

      Eliminar
  2. A deontologia de Kant, é uma perspectiva defendida por Immanuel Kant, filósofo alemão do séc.XVIII. Esta perspectiva defende que as regras, as leis têm um carácter absoluto e devem, portanto, ser obedecidas por todos de igual modo, independentemente do querer individual de cada um e das circunstâncias subjectivas. Trata-se de uma ética formal, uma vez que o fundamental é o conceito de dever, no qual tudo radica. De acordo com a deontologia de Kant uma acção é errada se com ela infringimos o dever, independentemente das consequências por isso possa ter. Kant expressou essa necessidade de cumprimento do dever no Imperativo Categórico, trata-se de um mandamento que obriga todos de modo igual e tem um carácter universal.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...