domingo, 29 de setembro de 2013

O valor da filosofia




Devemos procurar o valor da filosofia, de facto, em grande medida na sua própria incerteza. O homem sem rudimentos de filosofia caminha pela vida preso a preconceitos derivados do senso comum, das crenças costumeiras da sua época ou da sua nação, e das convicções que cresceram na sua mente sem a cooperação ou o consentimento da sua razão deliberativa. Para tal homem, o mundo tende a tornar-se definido, finito, óbvio;

os objectos comuns não levantam questões e as possibilidades incomuns são rejeitadas com desdém. Pelo contrário, mal começamos a filosofar, descobrimos que mesmo as coisas mais quotidianas levam a problemas aos quais só se podem dar respostas muito incompletas. A filosofia, apesar de não poder dizer-nos com certeza qual é a resposta verdadeira às dúvidas que levanta, é capaz de sugerir muitas possibilidades que alargam os nossos pensamentos e os libertam da tirania do costume. Assim, apesar de diminuir a nossa sensação de certeza quanto ao que as coisas são, aumenta em muito o nosso conhecimento quanto ao que podem ser; remove o dogmatismo algo arrogante de quem nunca viajou pela região da dúvida libertadora e mantém vivo o nosso sentimento de admiração ao mostrar coisas comuns a uma luz incomum.


                                                                                    Bertrand Russell, Os problemas da filosofia


1 comentário:

  1. O autor defende que ao colocarmos questões filosóficas, mesmo que não encontremos respostas definitivas e objetivas, mesmo que não encontremos a certeza, somos capazes de alargar os nossos horizontes, de pensar de forma diferente.
    Ao invés de nos contentarmos com o senso comum, com o óbvio, o definitivo, o certo, a "certeza", ao filosofarmos conseguimos libertar-nos de dogmas existentes, conseguimos atingir patamares mais altos que apenas com a condição de sermos humanos poderíamos atingir.
    A incerteza leva-nos a pensar, a refletir, a evoluir.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...