quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Argumentos por analogia


Magritte

Os argumentos por analogia, em vez de multiplicarem exemplos para apoiarem uma generalização, argumentam a partir de um caso ou exemplo específico para provarem que outro caso, semelhante ao primeiro em muitos aspetos, é também semelhante num outro aspecto determinado.

O presidente americano George Bush argumentou uma vez que o papel do vice presidente é o de apoiar as políticas do presidente, concordando ou não com elas, porque "ninguém quer meter golos na própria baliza".

Bush está a sugerir que fazer parte da administração é como fazer parte de uma equipa de futebol. Quando alguém entra para uma equipa de futebol, concorda em obedecer às decisões do treinador, porque o sucesso da equipa depende dessa obediência. Bush sugere que, analogamente, entrar para a administração é um compromisso de obediência às decisões do presidente, porque o sucesso da administração depende também da obediência. Distinguindo premissas e conclusão:

Quando alguém entra para uma equipa de futebol, concorda em obedecer às decisões do treinador (porque o sucesso da equipa depende da obediência dos respectivos membros).
A administração americana é como uma equipa de futebol (o seu sucesso depende também da obediência dos respectivos membros).
Logo, quando alguém entra para a administração americana, concorda em obedecer às decisões do presidente.


Repare na palavra "como" em itálico na segunda premissa. Quando um argumento sublinha as semelhanças entre dois casos, é muito provavelmente um argumento por analogia.

                                                           Anthony Weston, A Arte de Argumentar



TIPO DE ARGUMENTO
CRITÉRIOS/ REGRAS

ARGUMENTO POR ANALOGIA

Conclui-se que um objeto tem uma propriedade porque objetos semelhantes a ele têm essa propriedade

Baseamos a conclusão numa comparação


As semelhanças são numerosas


As semelhanças são relevantes


Não existem diferenças importantes entre os objetos, relevantes para a conclusão

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...