terça-feira, 12 de setembro de 2017

Bem-vindos à Filosofia (2017-2018)



Bom ano letivo para todos!

Bem-vindo à Filosofia. Para alguns de vocês, será a disciplina mais prática que irão estudar na escola.
Porquê dizer tal coisa? Não tem a filosofia a reputação de não ser prática? Não é abstrata e teórica – precisamente o oposto de prático?
A filosofia pode ser abstrata e teórica. Mas o estudo da filosofia pode ser prático, na medida em que afeta o que fazemos com a nossa vida. Isto porque as abstrações ou teorias dizem respeito aos conceitos e valores básicos com os quais enfrentamos a experiência.

Os seres humanos fazem coisas por razões. Queremos certas coisas, e acreditamos que agir de certas maneiras nos dá essas coisas. Assim, agimos. As pedras não agem por razões, mas nós agimos. Isso faz parte do que faz de nós seres humanos. Os nossos desejos e crenças fornecem-nos essas razões. Os valores e conceitos são os tijolos dos desejos e das crenças. Assim, os nossos valores e conceitos desempenham um papel muito importante na determinação do que fazemos e do que somos.

Os seres humanos também refletem e criticam as razões em função das quais fazemos coisas. Teremos boas razões para as nossas razões? Por que razão queremos o que queremos? Por que razão acreditamos no que acreditamos?

Ter a capacidade de refletir sobre as nossas razões é outra coisa que faz de nós seres humanos. (…)


                                            John Perry, Sobre o Estudo da Filosofia, Trad. Desidério Murcho

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...